• Juliano Lima

Salão de Beleza precisa fazer marketing?

Todo salão de beleza precisa de clientes recorrentes para que o negócio dê certo. O marketing ajuda o negócio a ser mais rentável e competitivo no longo prazo. O uso correto do marketing, faz com que a percepção de valor dos clientes aumente e com isso também seu faturamento.


Aqui no Brasil, temos um dos maiores mercados de beleza do mundo. E para se destacar da concorrência, é fundamental que o gestor do negócio conheça técnicas de marketing específicas para salão. E nessa matéria vamos falar sobre isso.



Vejo muitas empresas com dificuldades para aumentar o valor dos serviços. Antes de botar a mão na massa, é preciso saber alguns conceitos.



O que é marketing?


O marketing ajuda a fazer com que seus serviços e produtos gerem mais valor para seu cliente, com foco na conquista de novos consumidores e a fidelização dos que já são clientes.


O marketing engloba desde o atendimento até os principais canais de comunicação com os clientes.


É ele que irá te ajudar a entender quem são seus clientes ideais, suas necessidades e como seus serviços irão encantá-los.


Além disso, o marketing agrega valor aos serviços, personaliza suas ofertas, permitindo assim que você aumente sua margem de lucro.


Mas como se faz isso? Gerando uma mudança de percepção de valor nos clientes que vão passar a amar a sua marca e pagar mais caro para ter acesso aos serviços.




Salão de Beleza precisa fazer marketing?


Salões de beleza geralmente usam o modelo tradicional de propaganda, com uso de panfletos e a divulgação boca a boca, contudo, por conta do processo de transformação digital, é importante atualizar esse tipo de empreendimento para incorporar as inovações que o mercado disponibiliza.


É preciso ampliar os canais de publicidade para as mídias digitais. Quando se usa as redes sociais para gerar valor para seu público, você consegue potencializar seus resultados e aumentar as vendas.


Com essa estratégia, seu negócio pode conquistar um importante diferencial de mercado em um segmento tão competitivo.


Se seu salão se tornar uma referência, você terá a autoridade para poder conquistar novos clientes e expandir seu negócio.


Lembre-se, o marketing agrega valor aos seus serviços, personaliza sua oferta e faz com que você possa aumentar o valor dos seus serviços sem precisar entrar numa guerra de preços.




Como fazer marketing em salões de beleza?


A seguir vou te mostrar algumas práticas já testadas que podem ajudar seu salão a conseguir mais autoridade e vendas.


>> Divulgue seu salão nas redes sociais


As redes sociais são os locais certos para divulgar seu salão de beleza. Lá você pode interagir com o público, atrair clientes e conseguir bons resultados com o estabelecimento. Todos estão conectados e nas redes sociais.


Invista na divulgação do seu negócio nas redes sociais. Para isso, é possível recorrer a diversas ações para atrair seu público. Por exemplo, você pode mostrar um pouco do funcionamento do seu salão, convidando os seguidores a conhecer sua estrutura.


Crie conteúdos de qualidade via posts de feed para seu público. Mostre as soluções que seu salão de beleza pode oferecer. Há, ainda, várias outras estratégias que podem ser utilizadas.



>> Conheça seu público


Quem é seu cliente? Conhecer seu público facilita na hora de atrair clientes para o salão de beleza. Assim você pode direcionar a publicidade para as pessoas certas.

Use o perfil de um cliente para entender melhor quem consome seus serviços.



Conheça a faixa etária dos consumidores, o gênero, quais são as dores e desejos que apresentam e que tipo de conteúdo gostam de consumir.


Com isso você consegue alinhar as estratégias e chegar até eles.


Por exemplo, é possível fazer anúncios pagos para pessoas com as características que seus atuais consumidores apresentam, ou então, criar conteúdos que sejam relevantes aos indivíduos com os mesmos gostos.



>> Faça marketing local


Usar o marketing para sua área de atuação é a melhor e mais barata maneira de atingir seu público. Faça campanhas com visualização de um raio de 10km no máximo.


Cadastre seu salão no Google Meu Negócio, ele é ótimo para negócios locais.


Além disso, use a geolocalização nas redes sociais, aposte em anúncios pagos usando limites geográficos e por fim, faça o marketing de indicação ele pode funcionar muito bem e sem custos.


Ao investir nesses tipos de ações, a probabilidade de atrair clientes aumenta muito.



>> Trabalhe com pacotes personalizados


Entenda os hábitos de consumo dos seus clientes, o que eles gostam, quais os horários de pico, quanto eles gastam em média, etc.


Ofereça esses pacotes com o objetivo de aumentar seu faturamento também.


Além disso, ao adotar estratégias como essa, você consegue encantar os clientes do salão e, consequentemente, o nível de fidelização aumenta muito.



>> Use o marketing de conteúdo


O marketing de conteúdo é uma ferramenta muito importante do marketing que é utilizada para atrair mais clientes.


Produza conteúdos compartilháveis nas redes sociais e aposte em um blog com dicas do ramo de beleza, na intenção de ajudar nos cuidados de beleza dos potenciais clientes.


Quando você ajuda essas pessoas, suas chances de que novos clientes procurem seu salão aumentam.


Procure criar um relacionamento com os potenciais clientes, o que pode facilitar na fidelização e na melhoria dos lucros da empresa.


Portanto, não deixe de aplicar essas estratégias em seu estabelecimento.




>> Whatsapp a favor do seu negócio


O WhatsApp é uma das melhores ferramentas de marketing digital para empresas. Lá você marca os horários dos clientes, divulga promoções e conteúdos e mantém um relacionamento ativo para que os consumidores se lembrem do seu salão.


Mas para dar certo, mantenha a qualidade e constância.


Cuidado ao oferecer atendimento via WhatsApp para marcar horários e não responder aos clientes rapidamente.


E claro, promova o link do whatsapp nas outras redes sociais para que todos fiquem cientes de que é possível contactar esse canal.


Dessa forma você garante bons resultados no salão.



>> Experimente aplicar todas essas dicas


Coloque essas estratégias em prática. Assim, é possível lotar a agenda de sua equipe e começar a investir na expansão do seu modelo de negócios.


Outra maneira de crescer é investindo na diversificação. Você pode desenvolver cursos para seus clientes, realizar workshops e até treinamentos para outros profissionais de sua área.


Desse modo, você cria novas fontes de receita, além da prestação de serviços no salão.


Agora você aprendeu como é importante investir no marketing para o seu salão de beleza.


Amplie a percepção de valor do seu público quanto aos serviços oferecidos, permitindo que você cobre um preço justo pelo trabalho realizado.


Coloque essas ideias em prática e melhore a experiência dos consumidores para alavancar seus lucros.


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