• Juliano Rodrigues

O Marketing 2.0. Conheça uma das eras mais importantes do Marketing.

Na segunda fase do marketing, o principal objetivo era satisfazer as necessidades dos clientes de forma personalizada. Como nunca antes visto, coletou-se os dados de clientes para oferecer produtos e serviços que solucionassem os problemas específicos do consumidor.




O Marketing 2.0 coloca o consumidor como centro das estratégias de marketing. O seu foco está em estudar as necessidades dos clientes através da coleta de dados e só então desenvolver um produto que solucione os problemas desse público.


Marketing 2.0 é a primeira fase em que o relacionamento com o cliente é levado a sério a nível de produto mesmo.


O marketing 2.0 surgiu devido à transformação digital, ou seja, na era da informação. Ele se deu porque as pessoas passaram a ter mais acesso à informação e, com isso, passaram a fazer comparação de preços, marcas, produtos e qualquer fator que as ajudasse a encontrar os produtos e serviços que melhor atendam às suas necessidades.


O Marketing 2.0 e o CRM


Esse marketing inicia uma onda de novidades e atualizações indispensáveis para o modelo atual, como a segmentação do público-alvo. Além disso, foi marcada como a era que gere a relação com o cliente, com o termo CRM, proveniente do termo Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente), cujo objetivo estava pontualmente atrelado à gestão da relação consumidor-empresa, de modo a suprir as reivindicações dessa audiência agora muito mais bem informada.


Conclusão

Compreender a trajetória do marketing, um ponto tão crucial para o desenvolvimento do mercado, é indispensável para um progresso exponencial. A importância da relação com o cliente não se perdeu ao longo do tempo, senão se solidificou e hoje é um dos tópicos de maior estudo.


Resumidamente, em termos de divulgação, as empresas passaram a investir em propagandas que fizessem com que o público-alvo se visse nelas.

Com isso, o marketing 2.0 passa a criar mecanismos e métodos capazes de estimular o consumidor em busca do seu produto ou serviço.


Assim, ao usar as estratégias de marketing com foco no consumidor, é possível gerar mais valor para as marcas, o que a diferencia da concorrência.


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