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  • Juliano Rodrigues

Como conseguir mais clientes pelo Marketing Jurídico?

Atualizado: 31 de mai.



Utilize o poder da internet para aumentar as vendas do seu negócio e conheça as possibilidades do marketing digital jurídico! Confira!

É notório que em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócio pela internet e as que estão fora dos negócios. Entretanto, isso já está acontecendo. Por isso, hoje vamos falar sobre marketing digital para advogados e porque o seu negócio precisa estar concentrado em ações eficientes de marketing digital para gerar mais leads, oportunidades e vendas. Confira o que preparamos:

A Importância do Marketing Digital Jurídico para seu negócio

Não importa se você é advogado ou está à frente de um grande, médio ou pequeno escritório, todos os negócios (sem exceção) precisam investir em marketing para atrair mais clientes e realizar mais vendas. Especialistas do SEBRAE sugerem que todo negócio deve investir pelo menos 5% do seu faturamento, em marketing. Ou seja, se um escritório fatura R$ 100.000 por mês, precisa destinar R$ 5.000 para ações de marketing.

Você já reparou que a maioria de seus futuros clientes, ou seja, as pessoas que possuem o perfil ideal para consumir seus serviços, passam grande parte do dia conectadas à internet, seja através do computador, celular ou tablet. Pensando dessa forma, temos a certeza que o meio digital é um grande catalisador de aquisição de clientes.

Fora que o Marketing Digital Jurídico traz possibilidades incríveis de mensuração de resultados, de forma que podemos saber quem realmente tem interesse em adquirir nossos serviços.





As principais vantagens do marketing jurídico são:

  • O seu negócio passa a ter presença online: As barreiras são rompidas e pessoas do mundo inteiro podem se conectar a você. É possível criar uma vitrine digital com seus serviços e sempre que alguém pesquisar por algo que você oferece, é possível aparecer de forma natural (orgânica) ou patrocinada (GoogleADS ou Facebook ADS), aumentando sua visibilidade sem depender apenas de pessoas da sua cidade, estado ou região;


  • Você começará a ter uma audiência: Hoje em dia é fácil oferecer atendimento e contato em tempo real para sua audiência. Através de um e-mail, formulário de contato, chat ou redes sociais. Quanto maior o contato, mais simples é tirar dúvidas e, principalmente, contornar objeções que possam surgir na hora da compra;


  • Tenha controle sobre o Funil de Vendas e Jornada de Compra: Por meio de ferramentas digitais é possível acompanhar todo o trajeto que uma pessoa faz, desde o momento que ela acessa o site da sua empresa, até o momento em que ela preenche um formulário de orçamento;


  • Fortalecimento de autoridade (Marca): Quando você começa a investir em marketing digital, você ou sua marca começam a ter mais visibilidade e automaticamente passa a ser mais reconhecida dentro de seu nicho de mercado.


  • Você vai passar a ter uma base de LEADS: Por exemplo, se você investe sempre para gerar leads, todo mês, o número de pessoas que podem receber seus conteúdos e ofertas por e-mail irão aumentar. Se essa ação for feita de forma certa, você vai atrair pessoas que têm real interesse naquilo que sua empresa tem a oferecer, isso trará um aumento de suas vendas.


  • Se comunique de forma personalizada: Hoje em dia, existem ferramentas especiais de segmentação de LEADS que permitem uma comunicação personalizada com a sua audiência, através do marketing digital.


  • Público-alvo Segmentado: No marketing digital, é possível especificar exatamente qual público será impactado por uma campanha de mídia paga e isso é extremamente poderoso para a sua empresa. Agora que você entendeu a importância do marketing digital para você e seu escritório, bem como suas principais vantagens, é hora de descobrir quais canais e estratégias podem ser utilizadas para dar mais visibilidade ao seu negócio na internet.


Como dar mais visibilidade para seu negócio?

Não adianta nada oferecer o melhor ou serviço do mundo, se ninguém conhece. Por isso, conheça as estratégias digitais que realmente irão impulsionar suas vendas. Confira abaixo, as iniciativas que podem fazer total diferença em seu negócio:


SEO e Google Ads

O Google é hoje o maior buscador do mundo. Para você ter uma ideia, a cada segundo, mais de 70.000 pesquisas são realizadas no buscador e com certeza, ao longo do dia, muitas dessas buscas estão relacionadas ao nicho de mercado que a sua empresa atua. Portanto, ter uma boa visibilidade no Google, significa ter a possibilidade de gerar mais leads, oportunidades e vendas para o seu negócio.

Visibilidade no Google significa: tráfego orgânico ( que não depende de investimentos em anúncios) e tráfego pago (com anúncios patrocinados que promovem seu site).





Tráfego Orgânico (SEO)

Através do SEO ( Search Engine Optimization), sua empresa pode aparecer nos resultados de pesquisa do Google, sem depender de anúncios para atrair visitantes para o seu site. Dentre as principais vantagens do SEO, podemos destacar:

  • Não paga para aparecer;

  • Os resultados geralmente são mais clicados do que resultados patrocinados;

  • Ativo para o seu negócio;

  • Autoridade e credibilidade para sua empresa;

  • Aumento de visitas e leads qualificados;

  • Aumento da taxa de conversão e vendas.


Google Ads (Anúncios no Google)

Para ganhar uma visibilidade considerável no Google, o ideal é combinar SEO com Google Ads, assim você terá muitas chances de atrair mais pessoas interessadas no seu negócio. Quando você anuncia no Google Ads, sua empresa fica em destaque e investir em anúncios nessa plataforma é uma das melhores maneiras de obter resultados rápidos e validar o que é ou não relevante para o seu público comprador.


As principais formas de anunciar no GoogleAds são: O Google Shopping (extremamente recomendado para quem vende produtos físicos), Rede de Pesquisa (que são os resultados patrocinados que aparecem quando você realiza uma busca no Google) e Rede de Display (que são anúncios que aparecem no YouTube, Gmail e sites parceiros do Google).

Você também pode segmentar os anúncios para o público que deseja, fazendo com que seus resultados patrocinados apareçam somente para as palavras-chave selecionadas.


Além disso, consegue escrever exatamente o que vai aparecer no resultado de pesquisa, personalizando a mensagem da sua marca. Para mensurar os resultados, existem relatórios que fornecem o número de impressões, cliques, conversões e muito mais métricas, tudo para que você possa otimizar os resultados, calibrando os anúncios a fim de gerar mais vendas.


Inbound Marketing

Uma estratégia muito poderosa é o Inbound Marketing que foca sua atenção no relacionamento com os potenciais clientes e explora a jornada de compra do consumidor.


Vamos entender o passo a passo do Inbound Marketing:


Passo 1 [Atração]: através de conteúdos e materiais de valor, você atrai a atenção do seu público-alvo, para que ele possa ter contato com a sua marca, descobrindo os produtos ou serviços que seu negócio oferece;

Passo 2 [Conversão]: uma vez que a pessoa se interessou por um conteúdo seu, é hora de ajudá-la a converter, seja através de um formulário para baixar um material rico, seja através de campos de conversão para um pedido de contato ou orçamento. Para isso, é preciso ter um site responsivo, que se adapte bem a qualquer tipo de tela ou dispositivo, além de ter páginas com um bom layout, otimizadas para conversão;

Passo 3 [Relacionamento]: assim que a pessoa converte em seu site, é possível iniciar um relacionamento com ela, seja através de campanhas automáticas de e-mail marketing (com foco em nutrir esse potencial cliente com mais conteúdos e informações), seja através de um contato de alguém da sua equipe comercial, para ajudá-lo a se tornar um cliente de fato;

Passo 4 [Vendas]: diante de todas as pessoas que irão converter em sua base de contatos, sempre existirão aquelas que são mais qualificadas e que estão mais próximas de comprarem algo. Com as ferramentas certas de automação, é possível marcar esses potenciais leads como oportunidade, para direcionar conteúdos de venda ou acionar um contato com um vendedor;

Passo 5 [Análise]: ao final do ciclo, é hora de mensurar e avaliar tudo que foi feito, para focar sua energia e esforços nas estratégias e ações que mais geraram vendas, reiniciando todo o processo de Inbound.

Através desses 5 passos você direciona seus potenciais clientes a fazerem uma compra, gerando valor, antes mesmo de querer vender algo.


Remarketing

Existe uma outra maneira de aproveitar todo tráfego que chega até o site da sua empresa. Se chama remarketing, nele é possível impactar novamente as pessoas que acessaram todas ou determinadas páginas do seu site. Dessa forma, é possível atingir novamente pessoas que estiveram próximas de entrar em contato ou até mesmo de comprar.

Através de anúncios no Facebook/Instagram e também na rede de display do Google, sua empresa poderá aumentar a taxa de conversão, lembrando seus potenciais clientes de concluírem uma ação ou de retomarem um contato. Você pode ainda, exibir cases de sucesso e/ou depoimentos de clientes satisfeitos, a fim de gerar mais prova social e credibilidade para a sua empresa.


Por Que Muitas Empresas Fracassam ao Oferecer seus Serviços Pela Internet?

É importante planejar ações efetivas de Marketing Digital. Citamos as principais estratégias que ajudam empresas e negócios a venderem mais pela internet. No entanto, seja por desconhecimento de tais estratégias ou por não querer investir tempo, esforço e dinheiro nessas metodologias, muitas empresas partem para ações que não geram vendas.

Infelizmente, a maioria das empresas ainda acredita que criar perfis em redes sociais e simplesmente postar conteúdos de forma aleatória, as ajudarão a conquistar mais clientes e vendas. Porém, nós sabemos que isso não gera resultado. Assista ao vídeo abaixo para saber o que dá ou não dá certo no Marketing Digital.


VÍDEO


A boa notícia é que existe uma forma barata de aumentar as vendas do seu negócio, sem destinar seu tempo para estudar e aplicar as estratégias que geram resultados, sem montar uma equipe interna, sem ter que investir em inúmeras ferramentas digitais e por aí vai. Ao contar com o apoio de uma agência de marketing digital, você permite que especialistas estudem seu cenário e sua audiência, para alavancar as vendas da sua empresa.


Por que a Prodirect é a Agência de Marketing Digital Certa Para Você e Sua Empresa?

Operando desde 2019, a Prodirect tornou-se a principal referência especializada em Marketing Jurídico no Brasil, gerando dezenas de cases de sucesso para negócios dos mais variados segmentos do direito. Possuímos um time completo e capacitado, pronto para ajudar a sua empresa a conquistar mais clientes através da internet.

A Prodirect oferece soluções de marketing digital para escritórios de pequeno, médio e grande porte e customiza as ações com foco em gerar resultados expressivos para seus clientes. Confira abaixo o resultado de algumas empresas que contaram com o apoio da Prodirect para escalar suas vendas:



Esses são apenas alguns exemplos de empresas e negócios que contaram com o apoio da Prodirect para gerar mais leads, oportunidades e vendas todos os meses. Sua empresa também pode vender mais com o marketing digital, clique aqui e solicite um orçamento sem compromisso. Nosso time está pronto para lhe apresentar uma excelente proposta de crescimento!


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