• Juliano Rodrigues

Instagram vai virar clone do TikTok?

Novidades no ar, você sabia que a Meta está testando uma nova versão do Instagram? Isso mesmo, onde todo conteúdo de vídeo vai ser postado como reels.


A vantagem ou desvantagem é que os usuários poderão compartilhar seus vídeos com todos. E, se isso for verdade, o que os usuários pensam dessa nova forma de visualizar os vídeos?


Como isso pode impactar o seu público? Ou então, seria apenas uma nova forma de copiar o TikTok?


Mas o que será que está por trás desse teste e as suas implicações para os profissionais de Marketing e as marcas.


Entenda o que vai mudar!


Hoje em dia, os usuários podem escolher entre compartilhar o conteúdo como post ou reels. Já na nova versão, ao postar um vídeo, os usuários recebem uma notificação

dizendo “os posts de vídeos agora são compartilhados como reels”.


E agora?


1. Você não será mas capaz de compartilhar um vídeo apenas com os seus seguidores, outras pessoas poderão criar um remix do seu reels.

2. Qualquer usuário poderá descobrir seu vídeo e usar o seu áudio original (o que é interessante para criadores de conteúdo original que buscam alcançar um

público maior).


Os usuários já não conseguiam postar qualquer conteúdo que não seja uma simples imagem sem se perder em um mar de reels.

E tem mais: essa não é a única mudança que está sendo testada pelo Instagram.


Mas antes, vamos entender quais foram as mudanças do Instagram ao longo de 2022.


Sabemos que o Instagram vem testando novas funcionalidades na tentativa de competir com o TikTok. A plataforma quer tornar a criação de vídeos o mais

simples possível e facilitar a navegação. O problema é que isso o faz cada vez mais semelhante ao TikTok.


Talvez seja uma tentativa de replicar a fórmula que gerou o crescimento explosivo do TikTok! É o que parece.


Adam Mosseri, CEO do Instagram, afirmou em 2021 que o Instagram não é mais um app de compartilhamento de fotos. Hoje, a plataforma está focando em quatro áreas:


1)Criadores;

2)Vídeo;

3)Shopping;

4)Envio de Mensagens.


Lembra que em fevereiro de 2022, o IGTV foi desativado pelo Instagram. Neste ano, a plataforma também está testando algumas funcionalidades, como:


1. Mudar o layout para o formato de feed em tela cheia vertical;

2. Alterar o algoritmo de ranqueamento para beneficiar conteúdo original;

3. A possibilidade de postar vídeos de 60 segundos nos Stories.


Acredito que todas essas são decisões podem comprometer a identidade de marca da plataforma. Mas a realidade é que o Instagram tem bons motivos para se preocupar

com o concorrente.


O TikTok se tornou o app mais baixado de 2022. Além disso, em 2021 ultrapassou o YouTube, o Facebook e o Instagram no tempo despendido pelos usuários no aplicativo;


Também é esperado que o TikTok continue com um crescimento anual de até 325%.


Em nível global, o TikTok já ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários ativos. Isso é incrível! Como você pode ver, não é nada fácil competir com o TikTok.


Ambas as plataformas podem compartilhar os mesmos públicos, porém, os usuários se comportam de forma diferente em cada uma. E é justamente essa a essência das

mídias sociais!


Você não usa o Facebook do mesmo modo que o Instagram, certo? Inclusive, como usuários, seguimos contas diferentes dependendo da plataforma em que estamos. Assim, se você busca um tutorial rápido, você provavelmente não vai buscar no YouTube, mas colocar uma hashtag no TikTok, concorda?


É importante considerar o comportamento do usuário para qualquer decisão estratégica. Vamos ver se o Instagram estará fazendo isso.


Quais serão os impactos dessas mudanças?

Todas essas alterações na plataforma podem deixar muitos usuários em dúvida. Vamos precisar entender o objetivo real do Instagram e como eles vão aperfeiçoar

a experiência dos criadores de conteúdo.


Esses ajustes nos formatos de vídeo para Reels causam algumas complicações. É por isso que empresas, marcas e criadores de conteúdo precisam

se preparar para trabalhar apenas com vídeos no formato vertical.


Acredite, tudo o que não for um reels não vai caber na tela. Ainda, isso vai impactar a experiência do usuário, da mesma forma que os

feeds verticais que estão sendo testados.


O Instagram precisa tomar cuidado com a essência da marca. Isso nós iremos testemunhar em breve!


As empresas e profissionais de marketing precisam estar preparados para lidar com as mudanças e adaptar os seus formatos para permanecerem

competitivos. O vídeo já representa 82% do tráfego de 2022. Então, se você ainda não investiu nesse formato, é melhor começar desde já.


O Instagram está mudando seu foco para atrair um público mais jovem, então fique atento ao seu público-alvo. Será que ele vai migrar para outra plataforma? Ou vai permanecer na mesma?


Se você está começando a criar mais conteúdo de vídeo, tenha cuidado para não comprometer a identidade da sua marca nesse esforço para se adaptar a novos formatos.

Mais do que nunca, é importante que você acompanhe as mudanças no seu público e repense suas estratégias para o Instagram.


Se os seus consumidores param de ter engajamento nessa rede depois das atualizações, não há por que continuar com a estratégia nessa plataforma.

É fundamental que você saiba onde seu público está.


E claro, fica a dica da diversificação. Use diversos canais para garantir uma experiência

completa aos seus usuários.


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