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  • Juliano Rodrigues

Como usar o Instagram da forma correta na sua Empresa?

Atualizado: há 7 dias


Vamos abordar aqui o passo a passo de como você deve construir a sua estratégia de marketing para ter sucesso dentro do Instagram.


Passo 1 - Defina seus objetivos

No mundo digital são os objetivos que guiam os profissionais


Como você vai avaliar suas campanhas e saber se elas foram bem sucedidas se você não traçou uma meta?


Por isso, quando criar um conteúdo no Instagram, trace com clareza um objetivo que possa ser mensurado.


O Instagram profissional possui ferramentas de mensuração muito legais, onde você descobre quais foram os posts que tiveram um melhor desempenho e a partir daí, replicar o método em outras ocasiões.


Passo 2 - Crie um bom perfil


Pessoas se conectam com histórias e estão interessadas em conteúdos que lhe agreguem valor.


Evite criar um perfil que apenas fica empurrando postagens de venda. Crie conteúdos sobre seu nicho, considere seu perfil como uma página com várias seções e elabore os posts dentro de cada uma delas.


Passo 3 - Tenha uma Persona muito bem definida


A persona é a representação do seu cliente ideal. É um dos elementos mais importantes do Marketing nas redes sociais.


Quando você for produzir conteúdo ou estratégia no Instagram, tenha sua persona em mente.


Quantos anos? Quais os seus interesses na rede? Quais problemas tem e como você pode ajudar? Quais outros perfis ela segue?


Enfim, a persona representa seu público comprador. E produzindo conteúdo direcionado, as taxas de engajamento tendem a crescer bastante.


Seus posts vão passar a interessar seu futuro cliente e cai funcionar como uma espécie de filtro.


Passo 4 - Tenha uma Identidade Visual


Perfis comerciais devem ter uma identidade visual interessante.


Você passa a dar uma ar de profissionalismo ao seu negócio, chama mais atenção e passa mais credibilidade para seus serviços.


Faça com que sua presença na rede seja notada e seus posts tenham uma identidade única para que seus seguidores reconheçam você logo de cara.


Passo 5 - Crie um calendário de conteúdo


Planeje o que você vai postar. Quando as coisas são planejadas, você tem tempo para corrigir a rota.


Mas se deixar tudo para última hora, provavelmente passará por apuros.


Talvez publique algo na pressa, com erros que serão descobertos primeiro pelos seus seguidores e depois por você.


Para evitar esse tipo de problemas, faça um calendário editorial e defina os dias em que seus posts serão publicados e quais serão os tipos de conteúdos. Faça com antecedência e revise antes de publicar.


Passo 6 - Crie conteúdos altamente interessantes e relevantes


Já foi o tempo que o Instagram era apenas um app de fotos, hoje ele apresenta uma série de recursos que permitem uma grande variedade nos posts. Hashtags figurinhas, stickers, enquetes, filtros, GIFs, desenho livre, boomerangs, lives, etc.


Aplique com inteligência e estratégia, de forma a engajar ainda mais seus seguidores.


Procure usar todas as ferramentas disponíveis pelo Instagram e crie conteúdos para sua persona.


Faça conteúdos periodicamente para que seu público veja valor no que está produzindo.




Passo 7 - Fique de olho nas suas métricas


Você não vai conseguir crescer se não acompanhar as métricas que o Instagram oferece (Instagram Insights). Quando acompanha os resultados, você sabe o que fazer.


Comece seguindo a taxa de crescimento do seu público, a quantidade total de seguidores que você possui é vista como uma métrica não tão relevante. Mas sua taxa de crescimento de seguidores é algo importante.


Quando você observa a taxa de crescimento se seguidores, você pode ver como o conteúdo de sua publicação esta afetando as coisas.


Você pode acompanhar a taxa de crescimento com uma ferramenta como o influencer dashboard.


Não esqueça de avaliar as taxas de engajamento (Curtidas, salvamentos, compartilhamentos, comentários)


Descubra o percentual médio de engajamento de seus seguidores totais e a taxa média de engajamento de cada post para ter uma ideia clara do engajamento do seu canal.


Se você tiver um público pequeno, já sabe que precisa melhorar sua interação com seu público.


Agora você sabe como usar o Instagram e aproveitas todas as suas funcionalidades.


E se você leu até aqui, você se importa realmente com seu negócio e merece uma chance.


Nós da Prodirect sempre procuramos ajudar empreendedores realmente comprometidos em buscar soluções para suas empresas.


Por isso, estamos oferecendo um diagnóstico personalizado, gratuito e completo do seu negócio, realizado por um de nossos especialistas. Nesse diagnóstico, apontaremos como você pode aproveitar todo o potencial da Internet. Basta clicar aqui e preencher nosso formulário.


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