• Juliano Lima

Como criar uma Landing Page e usar o Instagram para gerar mais Leads?


Primeiro de tudo, quero explicar a diferença entre Landing Page e website. O website é totalmente institucional, lá tem todas as informações da empresa e não tem o intuito de vender um produto os serviços específicos.


Já a Landing Page é um pequeno site que tem como propósito vender um produto ou serviço.


Hoje vamos falar sobre Landing Pages (LP). Seu objetivo principal é direcionar os seguidores do Instagram para essa LP através de um link externo e otimizado.


Nessa Landing Page você vai oferecer informações sobre um produto ou serviço específico com o objetivo de gerar mais leads e aumentar as possibilidades de venda.


Você já pensou em criar uma Landing Page com o link do Instagram que direcione para ela? Se você não fez, ainda está atrasado.


Não é de hoje que as redes sociais representam uma excelente porta de entrada para a captação de leads e de novas oportunidades de vendas.


Afinal, 82% dos usuários do Instagram são seguidores de marcas, segundo uma pesquisa sobre o Instagram Brasil, publicada pela Opinion Box.


Se seu intensão é gerar tráfego para seu site, não adianta somente ter um perfil no Instagram.


Você precisa despertar um interesse no usuário para que ele siga você e consuma seu conteúdo. Com uma Landing Page bem estruturada, você consegue realizar essa tarefa e é disso que vamos falar hoje.


Explicando melhor as Landing Pages.


A Landing Page é uma página que tem como função, coletar informações dos Leads, ou seja, o usuário precisa realizar uma ação, como baixar um e-book, acessar um conteúdo específico, deixar seus dados e até mesmo o de realizar uma compra.


Pra que isso seja feito, nossa Landing Page vai precisar de um título, uma boa descrição da oferta, imagens relacionadas, formulário de contato e botão de CTA, que é a chamada para uma ação.


E como utilizar o Instagram em benefício disso?


Você precisará criar um link clicável na sua biografia (Bio) para levar, com esse link externo, o usuário à sua LP. Outra opção disponível, são os posts patrocinados, que permitem um link externo clicável.


Uma Landing Page para Instagram é uma página externa associada a uma dessas opções disponíveis que mencionamos e será utilizada para direcionar os seguidores para ela.

Dessa forma, eles poderão continuar a ação iniciada sugerida pelo CTA e seguir sua trajetória pelo funil de vendas.


Quais os benefícios de ter um link do Instagram para sua LP?


Em primeiro lugar é fazer com que seus seguidores tenham mais opções para entrar em contato com sua empresa e saber mais sobre ela.


Outro ponto é aumentar o número de leads.


“De acordo com os dados sobre o Instagram publicado pelo site Statista referente a janeiro de 2022, o Brasil ocupa o terceiro lugar no mundo em número de usuários ativos na plataforma, com cerca de 119,45 milhões de contas ativas.”


Você também consegue ter resultados mais precisos.


Nos insights do Instagram você consegue acompanharmos e dados muito interessantes das postagens e atividades realizadas na plataforma.


Mas com a Landing Page, você analisa dados muito mais precisos e isso é muito importante para o sucesso da estratégia.


Um aspecto muito importante. Você deve direcionar o foco no Mobile.


A sua LP precisa ser responsiva, ou seja, funcione da maneira adequada em qualquer dispositivo. Com a LP feita de forma responsiva, as informações são passadas da forma certa e você mostra muito profissionalismo.


Fique atento a responsividade pelo link do Instagram, pois por outros caminhos pode parecer que o layout está correto, mas quando você clica no link externo do Instagram para sua LP, você pode ter problemas no layout, por isso, acesse sua LP por diversos caminhos e tenha certeza que ficou responsivo.


Agora vou te orientar e te dar um passo a passo para criar uma Landing Page com um link de acesso no Instagram.


Primeiro passo: Use uma ferramenta para criar sua Landing Page (LP)

Existem diversas ferramentas para a criação de Landing Page disponíveis no mercado e elas oferecem vários recursos, como opções de templates para Landing Page e maneiras de fazer o acompanhamento dos dados sobre a interação dos usuários com a página.


Dessa forma quando você faz uma campanha paga, você consegue as métricas para aprimorar essa campanha e descobrir qual direção tomar.


Segundo passo: Crie a Landing Page pensando na Usabilidade Mobile

O Instagram é uma rede social voltada para dispositivos móveis. Portanto, a Landing Page também deve seguir essa orientação.

Considere os diferentes tamanhos de telas de dispositivos para assegurar que a página funcione perfeitamente em qualquer modelo de smartphone ou tablet.


Terceiro passo: Pense no Conteúdo


Pense no conteúdo com clareza, coloque um título interessante, explique um pouco mais dos seus serviços e como você pode resolver o problema dos seus Leads.


Use um formulário de captura, coloque depoimentos de clientes e se puder inclua um vídeo explicativo(opcional). Texto e os elementos presentes na página devem refletir o seu objetivo.


Agora eu vou te passar 4 boas práticas para você aplicar na sua LP.


1. Seja minimalista

Crie uma LP limpa e sem poluição visual, ou seja, com a quantidade de elementos essenciais para atingir o propósito da campanha.


2. Evite páginas longas

Uma página longa e com muitas rolagens pode fazer com que o visitante desista no meio do caminho, antes de chegar ao objetivo, que é o da conversão.


3. Evite adicionar muitas informações na página para evitar essa possibilidade.


4. Verifique se ela está adequada à sua marca

Ao criar a landing Page, lembre-se de utilizar elementos que ajudem o visitante a identificar e reconhecer a marca.


Use as cores e imagens que remetem à marca. Além disso, realize testes A/B para garantir a boa usabilidade e melhor experiência ao usuário.


Agora que você já conhece os benefícios de uma Landing Page para gerar leads e precisa de ajuda profissional para criar uma Landing Page de alta conversão, conte conosco. Acesse aqui para ter uma consultoria gratuita, onde vamos te orientar a criar uma LP incrível e claro que gere muitas vendas.


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